Tokusou Kihei Dorvack

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tokusou Kihei Dorvack

Mensagem  Red Racer em Qua Jan 12, 2011 3:34 pm

Tokusou Kihei Dorvack (Tropa Armada Dorvack) ou melhor Comando Dolbuck

Produção: Ashi Productions, 1983
Episódios: 36 p/ tv
Criação: Takeshi Shudo
Exibição no Japão: Tv Asahi (10/07/1983 – 22/06/1984)
Distribuição: Everest Vídeo
Disponível em: VHS

No começo dos anos 80, um jovem visionário decidiu apostar no mercado de home vídeo que engatinhava no país, com o início das vendas de um brinquedinho que hoje só acumula pó na estante de muita gente: o vídeo-cassete. Tal jovem se chamava Toshihiko Egashira, que algumas décadas depois seria considerado um “deus” para fãs de tokusatsu no Brasil, por ter sido o responsável pelo lançamento de Jaspion e Changeman no país.

Junto dos enlatados japoneses, uma leva de animes chegou ao mercado brasileiro e por incrível que pareça, fizeram mais sucesso que os dois live-actions supracitados. Entre Vampire Hunter D, Sonhos Molhados, GO Shogun, um anime sci-fi típico daquela década de gosto duvidoso (o que era aquele cabelinho mullet – tipo o do MacGyver – ou pra que as mulheres usavam ombreiras extravagantes?) caiu no gosto dos donos de locadoras e fez o senhor Egashira abrir um sorriso de ponta a ponta no rosto. O anime do qual estamos falando atende pelo nome de Comando Dolbuck.


História


Os Edelianos são uma raça alienígena muito similar à nossa fisionomicamente (exceto pela cor de suas peles) que vagam pelo espaço em busca de um novo lar, já que seu planeta natal está prestes a entrar em colapso e extinguir a vida do povo que nele habita. Em 1999 (lembrando que a série foi lançada em 1983 Razz), ao identificar a Terra como o planeta ideal, o comandante supremo de Edelian ordena uma invasão ao nosso planetinha. Como todo bom anime sci-fi dos anos 80, a Terra já estava preparada para isso, e os inimigos concentram sua invasão no Japão (o mundo é tão grande e eles invadem logo um dos menores países… Santa burrice extraterrestre Batman!).

Ordenados pelo comandante Amof, a esquadra de naves alienígenas de Edelian invade o planeta trazendo pânico ao povo. Pousando uma gigantesca nave próxima ao Monte Branco (a cara do Monte Fuji, diga-se de passagem), os Edelianos derrotam sem grande esforço qualquer ameaça terráquea aos seus interesses. Exceto claro, pelo Comando Triplo Dolbuck.

Dolbuck é o nome de uma força anexa do exército federal japonês que a princípio ficava só fazendo missões de busca e reconhecimento. O trunfo da equipe eram três “máquinas mutantes” pilotadas pelos jovens Masato (um rapaz marrento e muito bom de mira), Pierre (francês e ex-ladrão) e Louise (a flor da equipe). Essas máquinas (o jipe Carribar, o tanque Targus, e o helicóptero Gazette) tem a capacidade de se tornarem mechas de combate (um mais feio que o outro XD) que parecem ser a única coisa capaz de fazer frente diante do aparato armado de Edelia.

Auxiliando na manutenção das máquinas, temos o mecânico “Tio Bob”, o órfão Jack (bizarramente dublado por uma mulher na versão brasileira, só porque ele parecia uma bichinha XD) e o robozinho Peter. Todos seguem a batuta do rígido Coronel Takashi, que possui algumas desavenças internas no exército federal. A relação entre os personagens não é muito explorada e algumas ideias interessantes do roteiro são deixadas de lado no decorrer da série – focando a ação e os combates entre máquinas mutantes e os Edelianos.

A raça misteriosa alienígena possui uma cultura que parece estar ligada com o princípio da vida humana em nosso planeta e descobrimos que aqueles cabeções de pedra na Ilha de Páscoa são uma referência ancestral ao deus de Edelia deixada a milhões de anos em nosso planeta. Liderados pelo sinistro Zeller, no decorrer da série vemos alguns edelianos virando a casaca pro nosso lado, assim como a morte de um dos mocinhos, que é prontamente substituído por outro – rejeitado pelo marrento Masato até o fim. Diante dessa tragédia, começa a ser experimentado uma nova forma de pilotagem dos mechas (chamada Power Burn) que intensifica a ação no campo de batalha contra os inimigos – e rende um visual super armado para o Carribar versão mecha.


Abertura original








Red Racer
Admin

Mensagens : 364
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 36
Localização : Cabo Frio - RJ Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum